logo Head Para Alem (2)
logo

SERTÃ: SEIS PRODUTOS DO CONCELHO PREMIADOS NO “GREAT TASTE - O MELHOR SABOR”

Foram distinguidos com três estrelas a Carne de Porco Dom Almu (Dom Iguarias/Talhos Casel) e os Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim (Pastelaria Império). A distinção referente a duas estrelas foi atribuída ao Bucho da Sertã (Carnes Simões), Empada de Frango (Sandra Rodrigues Salgados), Maranho da Sertã (Carnes Simões) e Pastel de Natal (Pastelaria Império). 

Seis produtos do Concelho da Sertã foram recentemente premiados na edição de 2019 do concurso “Great Taste – O melhor Sabor”. Neste concurso, os produtos são classificados com uma, duas ou três estrelas, significando cada uma, respectivamente, “para os simplesmente deliciosos”, “para os excepcionais” e “para os mais requintados no mercado”.

LER NOTICIA COMPLETA

DOM MARANHO DA SERTÃ É DUAS ESTRELAS NO GREAT TASTE AWARDS

A receita tem mais de cem anos e faz as delícias de quem já teve a oportunidade de provar.

Arroz, carne de cabra, presunto, chouriço e hortelã é o preparado cozido que vai a aquecer apenas em água a ferver dentro de um saco feito do bucho da cabra. Parece estranho?

Não foi o que achou o júri do Great Taste – O melhor sabor. Um prémio criado no Reino Unido em 1994, responsável pela descoberta de produtos alimentares de qualidade excecional. Nas palavras dos jurados do concurso, o Dom Maranho da Sertã é um produto muito agradável e que corresponde à descrição.

“Com salada no verão, grelos cozidos no inverno” é a sugestão feita pela responsável pela marca DOM Iguarias de origem portuguesa, Telma Santos. Júlia – De Bem com a Vida foi provar esta receita deliciosa e tradicional à Feira dos Vinhos no Campo Pequeno e aproveitou para falar com Telma Santos que mostrou orgulhosa o prémio conquistado esta quinta-feira, dia 27 de Outubro.

LER NOTICIA COMPLETA

MARANHOS - PEDRO GARCIA ROSADO

Os maranhos, que não são exactamente produto de fumeiro, são uma das especialidades deste segmento mais saborosas e, ao mesmo tempo, menos gordas. Infelizmente, a sua oferta é reduzida.

Chouriços, chouriças, presunto, farinheiras, morcelas, buchos, alheiras, linguiças… Os enchidos são um dos elementos mais interessantes da gastronomia portuguesa, que oferece um leque vasto de variedades regionais. Carnes, gorduras, fressuras, sangue em alguns casos e especiarias são os seus componentes essenciais, em conjuntos que têm um processo de cocção lento, sujeito em geral a uma emissão de calor prolongada e proveniente das lareiras ou fogões tradicionais.

Os maranhos, que não são exactamente produto de fumeiro, são uma das especialidades deste segmento mais saborosas e, ao mesmo tempo, menos gordas. Infelizmente, a sua oferta é reduzida.

A sua origem, que segundo uma publicação (“Produtos tradicionais portugueses”) da Direcção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural poderá

LER NOTICIA COMPLETA

DOM MARANHO DA SERTÃ É DUAS ESTRELAS NO GREAT TASTE AWARDS

Pela primeira vez em Portugal, o galardão Great Taste Awards – Melhor Sabor, distinguiu este ano com duas estrelas o DOM Maranho da Sertã. Um produto sertaginense de uma receita centenária e produzido pelos talhos Casel desde 1984. O prémio foi criado no Reino Unido em 1994.

Em nota de imprensa, a DOM iguarias de origem portuguesa refere ter concorrido ao Great Taste Awards com a sua mais conhecida iguaria – o DOM Maranho da Sertã. O prato foi submetido a avaliação feita em 5 sessões de provas cegas, entre setembro e outubro, por um júri constituído por dezenas de especialistas em diversas áreas, desde cozinheiros, técnicos, investigadores, compradores, retalhistas, profissionais da restauração, críticos e jornalistas.

No documento que comprova o selo de duas estrelas no DOM Maranho da Sertã podem ler-se os comentários dos jurados: “produto muito agradável e que corresponde à descrição”, sendo salientado, ainda, que o Great Taste Awards é responsável, há 22 anos, pela

LER NOTICIA COMPLETA

DOM MARANHO DA SERTÃ É DUAS ESTRELAS NO GREAT TASTE AWARDS

O prémio foi criado no Reino Unido em 1994. Em 2016, pela primeira vez em Portugal, Great Taste Awards – Melhor Sabor distinguiu com duas estrelas o DOM Maranho da Sertã. Um produto sertaginense de uma receita centenária e produzido pelos talhos Casel desde 1984.

DOM iguarias de origem portuguesa concorreu ao Great Taste Awards com a sua mais conhecida iguaria – o DOM Maranho da Sertã. O prato foi submetido a avaliação feita em cinco sessões de provas cegas, entre setembro e outubro, por um júri constituído por dezenas de especialistas em diversas áreas.

Desde cozinheiros, técnicos, investigadores, compradores, retalhistas, profissionais da restauração, críticos e jornalistas. No documento que comprova o selo de duas estrelas no DOM Maranho da Sertã podem ler-se os comentários dos jurados: produto muito agradável e que corresponde à descrição. Importa salientar que o Great Taste Awards é responsável, há 22 anos, pela descoberta de produtos alimentares de qualidade excecional.

"Estou muito orgulhosa”, sublinha Telma Santos responsável pela

LER NOTICIA COMPLETA

MARANHO/ENTREVISTA - DOM MARANHO VIRA IGUARIA GOURMET

Ultimamente deixou de se olhar para o produto como um prato de festa para se fazer festa em seu torno, mas nunca deixou de ser a essência do povo do concelho da Sertã ou da zona do pinhal que, em tempo de agricultura fértil e de subsistência, subsistia com o que a terra dava.

Nunca deixou de ser uma essência mas passou a ser essencial para a dinamização da economia. A aposta está a ser conseguida e nos dias de hoje poucos são os que, no país, não conhecem o maranho da Sertã e muitos os que o procuram anualmente no comércio e restauração do concelho.

O gosto é forte e acentuado e é isso que faz do maranho um prato diferente dos demais. Os de dentro conhecem o sabor e já não o estranham, os de fora entrenham, ou aos poucos ou de imediato o que as entranhas, neste caso da cabra, oferecem como refeição. O projeto Dom Iguarias surge associado aos Talhos Casel. A aposta visou dar outra imagem, mais bonita e apresentar este produto em lojas gourmet. Na Sertã e na região é conhecido e todos sabem o que comporta. Patrícia Santos revela que de há quatro anos a esta parte

LER NOTICIA COMPLETA