logo Dom Produtos Head Produtos01
logo

DOM
ENCHIDOS
TRADICIONAIS

Confecionados de forma artesanal, curados no tradicional fumeiro a lenha, tão presente na memória das nossas gentes.

// DOM Chouriço Magro, DOM Chouriço Mouro, DOM Paio de Lombo, DOM Painho, DOM Morcela, DOM Morcela de Arroz e DOM Farinheira.

CHOURIÇO MAGRO

É um clássico dos enchidos tradicionais. Confecionado à base de febra de porco Dom Almu, temperado com ingredientes naturais, e atado por mãos beirãs, é depois curado no tradicional fumeiro a lenha, tão presente nas memórias destas gentes.
Popularmente chamado de chouriço de carne, é ideal para comer cru ou assado na brasa.

Ingredientes:carne de porco DOM Almu, vinho branco, (SULFITOS), sal, dextrose, emulsionantes (E451), açúcares, antioxidantes (E301, E331), massa de pimentão (pimento e sal), água, alho, conservantes (E250), tripa natural de vaca.

Conservar em local fresco e seco.

CHOURIÇO MOURO

É um clássico dos enchidos tradicionais portugueses. À base de febra de porco Dom Almu, este enchido é confecionado e curado no fumeiro a lenha, tradicionalmente presente nas memórias destas gentes. Os seus temperos naturais, sangue e cominhos, conferem-lhe um sabor quente.
Popularmente chamado de “chouriço das favas”, é ideal para juntar aos guisados ou, simplesmente, assar.

Ingredientes:carne de porco DOM Almu, vinho branco (SULFITOS), sangue, água, sal, alho, dextrose, emulsionante (E451), antioxidantes (E301, E331), conservantes (E250), cominhos, massa de pimentão (pimento e sal), cravinho, tripa natural de porco.

Conservar em local fresco e seco.

PAIO DE LOMBO

Um clássico dos enchidos tradicionais e o mais natural da nossa gama. Feito unicamente de peças inteiras de lombo Dom Almu, revestidas da própria banha do porco, e cosido à mão. O sabor perfeito, vem das carnes, que absorvem todos os sentidos e sabores dos seus temperos durante várias semanas, sendo depois curado, lentamente, durante pelo menos 3 semanas, no tradicional fumeiro a lenha, tão presente na cultura das gentes beirãs.
Sem corantes, espessantes nem conservantes.
Perfeito para comer cru, em fatias bem finas.

Ingredientes: lombo de porco dom almu, vinho branco (SULFITOS), água, sal alho, massa pimentão (pimento e sal), banha natural de porco.

Conservar em local fresco e seco.

PAINHO

Este enchido é muito semelhante ao tradicional chouriço magro, mas com uma textura mais macia. Uma combinação de sabores em perfeita sintonia, ideal para comer cru em qualquer lugar.

Ingredientes: carne de porco DOM Almu, vinho branco, (SULFITOS), sal, dextrina, proteína de SOJA, emulsionantes (E451), açúcares, antioxidantes (E316, E331, conservantes (E250), massa de pimentão (pimento e sal), água, alho, tripa natural de vaca.

Conservar em local fresco e seco.

MORCELA

Um clássico dos enchidos tradicionais. Escaldado em água e de breve cura em fumeiro a lenha. Confecionada à base de carne e sangue de porco Dom Almu, os seus temperos tradicionais com a presença dos cominhos e um ligeiro toque de canela, conferem-lhe um paladar quente e aromatizado, que reconforta a alma. Sem corantes, espessantes nem conservantes. Perfeita para cozer ou assar.

Ingredientes: carnes gordas de porco DOM Almu, sangue, farinha de TRIGO (GLUTÉN), cominhos, vinho branco (SULFITOS), salsa, sal, alho, canela, pimenta branca, tripa natural de porco

Conservar entre 0º e 7º.

MORCELA DE ARROZ

Escaldado em água e de breve cura em fumeiro a lenha. Confecionada com base em carnes e sangue de porco Dom Almu, conjugando a presença harmonizante do arroz, com os temperos tradicionais como os cominhos e o toque aromático da hortelã, este enchido tem um sabor intenso, mas equilibrado. Não tem conservantes, espessantes nem corantes. Ideal para cozer e acompanhar com hortaliça da época.

Ingredientes: carnes gordas de porco DOM Almu, sangue, arroz (7%), vinho branco (SULFITOS), hortelã, cominhos, alho, sal, pimenta branca, tripa natural de vaca.

Conservar entre 0º e 7º.

FARINHEIRA

Feito de forma artesanal,  curado em fumeiro tradicional. Uma receita simples, confeccionada à base de gordura animal e farinha obtida diretamente da moenda do trigo, com um tempero natural, que lhe conferem a leveza do seu paladar. Sem corantes, espessantes nem conservantes. Perfeita para assar, ou servir cozida nos menus mais variados.

Ingredientes: gordura de porco DOM Almu, farinha de TRIGO (GLÚTEN), água, sal, alho, massa de pimentão (pimento e sal), tripa natural de porco. 

Conservar em local fresco e seco.

ALHEIRA

A alheira é um enchido fumado, segundo a tradição, este enchido terá sido criado pelos cristãos novos que, em segredo, continuavam a guardar os costumes da sua renegada religião judaica a fim de dar a entender à sociedade que eram cristãos assumidos e bem integrados. Como o judaísmo proibia o consumo da carne de porco, alguns dos supostamente recém convertidos teriam inventado um chouriço onde discretamente a carne de ave substituía a carne de porco, tradicional entre os cristãos. A DOM Casel recria a história adptando a receita antiga à contemporaneidade do chef Flávio Silva.

Ingredientes:Carne de porco Dom Almu, carne de bovino, carne de galinha, pão (farinha de TRIGO(GLÚTEN), água, fermento e sal), azeite, sal, alho, pimentão doce, louro, piripiri, tripa de vaca.

DOM ENCHIDOS COMTEMPORÂNEOS

Uma combinação perfeita das receitas tradicionais com um toque diferente de aromas e texturas.

// DOM Paio de Pimenta Preta, DOM Farinheira de Caril e DOM Farinheira de Centeio

PAIO DE PIMENTA PRETA

Uma receita moderna, de sabor forte, intenso e verdadeiramente surpreendente. Confecionado com ingredientes naturais, à base de carne de porco Dom Almu, e com a conjugação de especiarias como a pimenta, que lhe conferem atitude e personalidade únicas, que satisfazem e despertam os paladares mais exigentes. Perfeito para comer cru, em fatias bem fininhas, a acompanhar com queijo e pão caseiro.

Ingredientes:febra de porco DOM Almu, açúcares (dextrose, LACTOSE), amido modificado, emulsionantes (E450, E452), proteínas do LEITE, antioxidantes (E300, E301, E331), vinho branco (SULFITOS), salsa, massa de pimentão (pimento e sal), água, pimenta preta em grão (1%), sal, alho, conservantes (E250, E252), piripiri, tripa natural de vaca.

Conservar em local fresco e seco.

FARINHEIRA DE CARIL

A combinação perfeita da receita tradicional da farinheira com o sabor intenso de uma iguaria oriental. Confeccionada com base em gordura natural animal e farinha obtida diretamente da moenda do trigo. A presença marcante do caril, no seu tempero natural, dá-lhe um sabor quente e forte, que desperta e surpreende os paladares mais requintados e exigentes. Perfeita para assar, cozer, ou rechear carne de porco.

Ingredientes: gordura de porco DOM Almu, farinha de TRIGO (GLÚTEN), água, sal, caril (1%), alho, massa de pimentão (pimento e sal), tripa natural de porco. 

Conservar em local fresco e seco.

FARINHEIRA DE CENTEIO

Uma receita que combina a gordura natural animal com a farinha obtida diretamente da moenda do centeio. Recuperada das tradições das gentes beirãs, esta farinheira é uma ótima fonte de fibras, proteínas, vitaminas e minerais. Excelente para comer sem pecado, mas com um sabor único e reconfortante. Livre de corantes, espessantes e conservantes. Perfeita para cozer ou assar.

Ingredientes: gordura de porco DOM Almu, farinha de CENTEIO (36%) (GLÚTEN), água, sal, alho, massa de pimentão (pimento e sal), tripa natural de porco. 

Conservar em local fresco e seco.